FUNANÁ



Com o início dos anos 90, começaram as grandes mudanças.

Ariel de Bigault, Autora e Realizadora francesa, descobre Finaçon e vê na sua música um potencial  capaz de tomar de assalto as rádios e televisões francesas, centro nevrálgico da música do mundo nessa altura.

Entrou em contacto com o grupo, recolheu material suficiente e, de regresso a Paris, procura, encontra e convence uma editora parisiense a tomar conta dos destinos do Finaçon.

Deu-se então início a contactos, reuniões e o grupo assinou para a "Maison de Disque" Mélodie. Como consequência disso, em Maio de 1990 este grupo gravou um original, "Si Manera", de Zeca di Nha Reinalda, uma nova versão do "Entre Spada e Paredi", de Zezé di Nha Reinalda e foi feita uma selecção das melhores músicas dos discos anteriormente gravados para se juntar num LP chamado FUNANÁ.

Este LP foi o primeiro a ser gravado para a Mélodie. O tema SI MANERA foi co-produzido pelo conhecido Ray Lema.

Esta parceria com a Mélodie catapultou o Finaçon para a ribalta, sendo, pela primeira vez, um grupo de Cabo Verde com presença constante nas televisões e rádios Francesas, quer com as faixas "Si Manera" e "Entre Spada e Paredi", quer com os vídeo-clips entretanto feitos pela Ariel de Bigault, desses mesmos dois temas.

Jornais franceses de renome exploraram a novidade que lhes tinha sido apresentada, o Funaná, como género musical e como dança, numa altura em que reinavam a Lambada, os KASSAV e vários artistas africanos de expressão francesa.

"Si Manera" esteve no top francês durante algumas semanas.

Alguns pontos altos desta fase, foram as actuações do Finaçon em salas como o Zénith - onde fizeram a primeira parte do concerto do brasileiro Gilberto Gil (a mesma sala onde tinham estado os KASSAV) - e no Bataclam, entre outros locais.



Ficha Artística e Técnica: (clique aqui)

Nenhum comentário: